Saiba tudo Sobre: SEO

  • Qual o aumento do meu lucro com SEO?
  • SEO SPAM
  • SEO Positivo: Análise e planejamento SEO!
  • Ofereça boas experiências aos usuários do Google melhorando o desempenho de seu site com SEO.
  • Técnicas de SEO Fraudulentas e Manipuladoras não recomendadas para o Google!
  • SEO Legítimo: Saiba a diferença entre SEO White Hat e SEO Black Hat
  • Conclusão sobre SEO
  • A criação de SEO

Qual o aumento do meu lucro com SEO?

As vendas pela internet crescem constantemente a cada ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Google em parceria com a Forrester REsearch, as vendas no comercio eletrônico Brasileiro estão crescendo em média 12,4% ao ano e esse crescimento tende a dobrar até 2021.

Gráfico – Crescimento do Comércio Eletrônico

 

Ainda que nem todos produtos possam ser vendido pela internet, estudos do Google apontam que 19% das compras realizadas fisicamente possuem influência de pesquisas que foram realizadas pela internet e estimasse que esse valor aumente para 32% da vendas.

Entre os internautas e consumidores da internet apenas 6% deles acessam a 2º página de pesquisa do Google, os outros 94% acessam apenas os 10 primeiros resultados, localizados na 1º página de resultados de pesquisa do Google.

Quando analisamos um termo de alta concorrência podemos chegar a 450 mil pesquisas mensais apenas no Brasil, como é o caso do termo “Iphone”, sabendo-se que apenas 6% destes internautas acessam a 2º página em diante, com um site ranqueado a partir da 2º página teria a possibilidade de apenas ter 27 mil acessos desses 450 mil. Um incremento de 423 mil pesquisas a mais em um site/e-commerce aumenta muito a possibilidade de venda, e assim resultando em um aumento significativo dos lucros. O custo/benefício torna-se prazeroso e agradável quando transformamos isso em números:

Exemplo:

Custo do Iphone : R$ 3.000,00

Lucro por Iphone : R$ 1.000,00

Conversão: 68%

A conversão é um cálculo básico de divisão, onde dividimos a quantidade de vendas mensais, pela quantidade de acessos de diferentes internautas; 10 acessos de diferentes internautas, 4 vendas, temos uma conversão de 40%.

Um site ranqueado no termo Iphone a partir da 2º página poderia ter um lucro médio de R$ 60.120,00;

Um site ranqueado no termo Iphone na 1º página pode ter um lucro médio de R$ 1.020.00,00;

Ao colocarmos um custo simbólico de R$ 10.000,00 aos serviços de SEO para classificação do site na primeira página dos resultados do Google, ainda sim o lucro do site seria absurdamente grande em comparação ao custo do serviço.

Gráfico – Aumento dos lucros com SEO

Obviamente estamos projetando a margem de aumento de lucros em uma situação onde não teríamos concorrência e pesquisa apenas em busca de informações; As estratégia de SEO bem aplicadas proporcionam um aumento significativo nos acessos de possíveis compradores, então também deve-se tomar atitudes de estratégias comerciais para que você aumenta sua taxa de conversão, como, analisar o preço da concorrência, proporcionar serviços diferenciais, entre outras estratégias que podem aumentar a sua taxa de conversão. Além da conversão utiliza-se diversos KPI’s para auxílio nos aumentos de vendas e captação de clientes pela internet.

SEO SPAM

É muito importante sabermos que temos limites, e que devemos respeitar esses limites para que nosso site seja bem classificado nas pesquisas orgânicas do Google, por esse motivo e de extrema importância tomar alguns cuidados para que seu site não seja considerado SPAM por uso de SEO em excesso.

SEO SPAM são práticas e técnicas não recomendadas utilizadas em excesso para manipular o Google e privilegiar o posicionamento do seu site nas pesquisas, mas como diz o velho ditado “tudo de mais é ruim” esse velho ditado também se aplica também as práticas abusivas de SEO.

Quando o Google identifica que um site está abusando do uso de SEO, o que era ruim pode ficar ainda muito pior, esse site poderá perder posicionamento na classificação, e até ser excluído do índice das pesquisas orgânicas do Google Search.

Por mais experiente que sejamos sempre temos que estar atento a esses detalhes para o bem estar do nosso site e dos sites dos nossos clientes, pois qualquer deslize no excesso de SEO, vai trazer consequências negativas na classificação em geral.

Alguns administradores de sites mesmo sem experiencia tentam fazer a otimização de seus próprios sites ao invés de contratar uma empresa especializada em SEO, não recomendamos esse tipo de prática, pois posicionar um site na primeira página do Google exige muito trabalho para construir um site de qualidade que atenda as necessidades do usuários do Google.

Existem muitos formas de SEO em excesso, a forma mais conhecida e utilizada, muitas vezes proposital é o excesso de palavras chaves no site, esse é um dos erros mais comuns e utilizando que acabam colocando os sites em suspeita, pois o robô do Google é inteligente o bastante para identificar esse tipo de prática, por esse motivo recomendamos que não subestime a inteligência do robô do Google.

Outra forma exagero, é a utilização de conteúdo duplicado dentro do seu site, essa é uma prática que ocorre as vezes de forma involuntária, ou seja, sem percebermos, mais é muito importante ficar atento e evita-la para não prejudicar sua classificação, por esses e muitos outros motivos não descritos aqui, recomendamos que procure uma empresa especializada em SEO de sua preferência para ajuda-lo a alcançar seu objetivos.

SEO Positivo: Análise e planejamento SEO!

Se você deseja obter resultados satisfatórios com uso de SEO em seu site, prepare-se!
A partir de agora você conhecerá alguns pontos importantes que contribui significativamente para o sucesso ou fracasso de uma campanha de SEO.
Antes de falarmos de qualquer tipo de planejamento SEO, você deve primeiramente analisar minucionamente todo o conteúdo do seu site, essa primeira analise consiste em identificar e corrigir erros internos que podem contribuir de forma negativa em sua campanha, afetando sua classificação nos mecanismos de pesquisa (Google).
Claro que para identificar e corrigir esses erros você precisará contratar os serviços de um webmaster com especialidade em SEO de sua preferencia, ou se preferir nós podemos te ajudar!
Após identificar e corrigir todos possíveis erros internos encontrados no conteúdo de seu site, você precisa continuar com sua analise, mas agora você deve analisar os pontos positivos e negativos de seu site e tornar melhor o que pode ser melhorado!
Ai você me pergunta!
Mas o que devo melhorar?
Eu te respondo!
Melhore seu site para que ele proporcione boas experiências ao usuários do Google.

Ofereça boas experiências aos usuários do Google melhorando o desempenho de seu site com SEO.

  • Velocidade da página
  • Site lento
  • Experiência do usuário em dispositivos móveis e desktop
  • Velocidade da página é um fator de rankeamento?
  • PageSpeed Insights
  • Site compatível com dispositivos móveis
  • Conteúdos de alta qualidade

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1º Velocidade da página

Você sabia que o tempo que as páginas do seu site leva para carregar, ou seja, abrir por completo, influência significativamente em sua classificação nas pesquisas orgânicas do Google, melhorar o tempo de carregamento de suas páginas, ajudará seu site obter uma classificação melhor nas pesquisas, uma grande parte dos usuários que acessam a internet atualmente, fazem esses acessos através de telefones móveis, porém sabemos o quando é lenta nossa internet aqui no Brasil, principalmente a internet móvel, por esse motivo é extremamente importante nos preocuparmos com a velocidade de nosso site em geral.

2º Site lento

A lentidão de alguns sites é tão grande que acabamos desistindo de ver o que gostaríamos e acabamos procurando outros sites, se você possui um site simples com poucas páginas ou um e-commerce com vários produtos, certifique-se que esteja abrindo rápido, caso contrário, você pode está perdendo credibilidade devido a lentidão de seu site/e-commerce, esse tipo de comportamento é mais comum do que se imagina, inclusivo eu faço isso, confesso que não tenho paciência com sites lentos e procuro outros quando percebo que aquele site esta demorando abrir, por isso aqui na Web Soluções Digitais a velocidade das páginas é sempre uma das prioridades.

3º Experiência do usuário em dispositivos móveis e desktop

Em dispositivos móveis ou desktop (computador) seu site sempre deve sempre apresentar um bom desempenho abrindo as páginas rapidamente, para que seus usuários tenham uma boa experiencia e continue em seu site, tenha certeza que isso fará a diferença em seu posicionamento no momento das busca no Google, explico!

4º Velocidade da página é um fator de rankeamento?

Nenhum especialista em SEO sabe quais são os reais fatores de rankeamento que realmente são usados pelo Google para classificar um site em suas pesquisas orgânicas, esse é um segredo muito bem guardado pelo Google, porém cada webmaster tem suas próprias teorias baseadas em testes, mas nós da Web Soluções Digitais e outras muitas agências de marketing digital com especialidade em otimização de sites, acreditamos severamente que a velocidade de carregamento de uma página da web é sim um fator de rankeamento.

Me diz você! Porque o Google se preocuparia em criar uma ferramenta para nos ajudar a medir e melhor a velocidade de nossas páginas?
Simples! O Google quer nos ajudar porque de fato isso é necessário para otimizar o desempenho de nosso site e proporcionar uma boa experiência do usuário.

5º PageSpeed Insights

PageSpeed Insights é mais uma das muitas ferramentas que o Google criou para nos ajudar a testar e melhorar a velocidade das páginas dos nossos sites, essa ferramenta é uma das mais fantásticas que já utilizamos aqui na Web Soluções Digitais, é simples e muito eficiente, pois além de medir o tempo de velocidade de carregamento das páginas de nossos sites na versão mobile, mede também para desktop simultaneamente, se não bastasse tanta eficiência, esta ferramenta ainda te ensina como corrigir a lentidão através de recomendações simples que você mesmo pode fazer para em seu site para tornar sua página mais rápida e melhorar a experiencia do usuário em relação a lentidão apresentada em seu site.

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Teste seu site e otimize a velocidade de carregamento de suas páginas, utilizando o PageSpeed Insights conforme recomendação do próprio Google, pode ter certeza que essas melhorias contribuirá positivamente em sua classificação, quando mais rápido, melhor!

6º Site compatível com dispositivos móveis

Se você não sabe se o seu site é compatível com dispositivos móveis, é importante se atentar a esse detalhe, pois uma grande maioria de acessos a sites são provenientes de dispositivos móveis, teste seu site e outra ferramenta do Google Teste de compatibilidade com dispositivos móveis caso seu site não seja compatível, nos podemos te ajudar ou se preferir procure um profissional de sua preferencia para auxiliá-lo na criação de um site responsivo.

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7º Conteúdos de alta qualidade

Ao criar um conteúdo para um produto ou serviço, lembre-se que o mais importante é criar essa descrição para o seu cliente (usuário), e não para o mecanismo de pesquisa (Google), por exemplo: se você vende “Sapatos” descreva de forma simples e objetiva sobre os benefícios que seu sapato tem em relação aos dos seus concorrentes, o que é melhor, o que é pior e por ai vai, imagine-se você comprando um sapato seu, o que gostaria de saber? dessa forma você sempre estará criando conteúdos de qualidade e único, evitando qualquer tipo de plágio ou cópia, nunca copie conteúdo de outros site, sempre crie os seus próprio conteúdos.

Técnicas de SEO Fraudulentas e Manipuladoras não recomendadas para o Google!

Você sabe quais são as práticas ilegais não recomendadas para otimização de sites?
Conheça essas práticas agora e entenda porque não deve utiliza-las.

Criação de conteúdo automático – Existem muitos softwares destinados a automação de conteúdos para a web, o spinner é um dos mais populares entre os muitos programas que existe para criar conteúdo automaticamente, sua finalidade é alterar o texto copiado de outro site e mudar sinônimos e outras palavras para torna-lo diferente, mas tudo que vem fácil vai fácil, essas estratégias são bastante conhecida pelo Google e seu site pode ser punido ao ser identificado utilizando esse tipo de prática.

Manipulação de Links – Caso você ainda não saiba, os links referenciais, aqueles links que colocamos em nosso site quando queremos indicar outro site para os nossos usuários, esses links são muito importante para os mecanismos de pesquisas, quando maior o número de links externos ou seja de indicações, maior será a autoridade do site, e melhor será sua classificação nas pesquisas, com o objetivo de manipular a quantidade de links, muitos webmasters compram links para seus sites, outros preferem criar seus próprios links de forma automatizado utilizando programas específicos para geração de links, mas torno a repetir o Google não é bobo ele conhece muito bem essa estratégia.

Palavras-chave em excesso – O uso de palavras-chave em excesso é um hábito muito utilizado principalmente por simpatizantes em SEO, utilizar palavras de forma repetidamente no conteúdo de seu site é considerada pelo Google como prática de manipulação, não faça isso!
Utilizar quaisquer dessas técnicas de otimização citadas acima para enganar os mecanismos de pesquisa não é legal, sabemos que muitos webmasters utilizam-se dessas estratégias, mas os ricos e as consequências negativas que serão atribuídas ao seu site, são bastante severas, em alguns casos, o seu site poderá ser excluído definitivamente do índice de pesquisa do buscador e não aparecerá mais no site de busca.

SEO Legítimo: Saiba a diferença entre SEO White Hat e SEO Black Hat

SEO Legítimo também chamado de SEO White Hat ( SEO Chapéu Branco) são práticas recomendadas para otimização dos mecanismos de pesquisa.

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SEO White Hat: Se você é proprietário ou administrador de algum site, provavelmente já sabe o que é SEO, e para que serve, caso não saiba, leia este post do início, SEO é um termo bastante popular na web, mas uma grande parte dos proprietários e administradores de sites desconhecem as práticas de SEO ilícitas ou não sabem distinguir quais são legítimas ou ilícitas.
As práticas recomendadas de SEO White Hat tem como objetivo melhorar a classificação de sites nas pesquisas orgânicas criando sites de alta qualidade que oferece boas experiências aos usuários.

SEO Black Hat: SEO Chapéu Preto são práticas ilícitas e manipuladoras não recomendadas para otimização dos mecanismos de pesquisa.

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As estratégias de SEO Chapéu Preto tem como objetivo enganar os mecanismos de pesquisa, se aproveitando de algumas brechas para manipular a classificação de sites nas pesquisas orgânicas do Google, utilizar essas práticas para aumentar o ranking de um site é fraude, enquanto você esta indo o Google esta voltando, entendeu!
Se não entendeu, vamos te explicar melhor:
Os algoritmos do Google foram projetados para identificar qualquer indício de manipulação em seu mecanismo de pesquisa, tentar enganá-lo, não é uma boa ideia, se a classificação de seu site esta ruim, pode ficar ainda muito pior, pois se você utilizar estratégias de SEO Black Hat, poderá ser penalizado através de uma ação manual do Google, uma das punições é ter seu site excluído definitivamente do índice do Google conforme descrito nas Diretrizes para webmaster do Google.
Dica: Agora que você já sabe o que é SEO Legítimo, certifique-se que seu site não está utilizando SEO de forma ilícita.

Conclusão sobre SEO

SEO são técnicas Também conhecidas como “otimização de sites” utilizadas para melhorar o desempenho, relevância, autoridade e classificação de sites nos mecanismos de pesquisas orgânicas (Google, Yahoo, Bing, etc).

Aparecer na primeira página das pesquisas orgânicas, principalmente do Google, é sem dúvida o desejo de muitos e o privilégios de poucos.
Sabemos que a primeira página do Google exibe apenas 10 links como resultados orgânicos para cada termo perquisado, todos esses 10 sites que possuem seus links classificados em forma de lista na primeira página, foram considerados sites de alta qualidade pelos algoritmos (robô) do Google por esse motivo estão ai. Se o link do seu site não esta aparecendo entre um dos 10 resultados exibidos nas pesquisas orgânicas, significa que você precisa otimizar seu site, torna-lo melhor para os usuarios do Google.

Boas estratégias de SEO com certeza ajudaram a melhorar a relevância, autoridade e desempenho de seu site, tornando-o futuramente um site de qualidade que ofereça boas experiencias ao usuários.

A criação de SEO

A sigla SEO, abreviação de Search Engine Optimization que significa em Portugues Otimização do mecanismo de pesquisa, foi criada nos Estados Unidos em 1997, o termo Search Engine Optimization (SEO) se tornou popular rapidamente e passou a ser utilizado por muitos webmasters em todo mundo logo após circular na internet comentários de outros webmasters americanos que utilizaram o termo (SEO) e afirmavam através de post que obtiveram melhorias em suas classificações nos resultados de pesquisa em alguns motores de busca após algumas melhorias em seus sites.
A partir daí muitos webmasters passaram a oferecer serviços de consultoria de SEO para empresas e criar sites já otimizados para os mecanismos de pesquisa.

Até hoje não se sabe ao certo quem realmente são os verdadeiros criadores do termo Search Engine Optimization (SEO), mas o que sabemos é que originou-se no Estados Unidos em meados de 1997.

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SEO Interno

SEO Interno são técnicas de otimização aplicadas internamente nas páginas dos sites, para melhorar o posicionamento nas pesquisas do Google.

SEO Externo

SEO Externo são técnicas de otimização conhecidas como backlinks, ou seja, criação de links externos de qualidade apontando para o site.

SEO Local

SEO Local é um serviço que destaca sua empresa nas pesquisas locais do Google, seja encontrado com facilidade nas pesquisas locais de sua região.

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Se você é uma dessas pessoas que já se frustrou, provavelmente já gastou uma quantidade significativa de dinheiro, tempo e esforço para captar clientes potenciais para o sua empresa na internet, e nada de bons resultados, não se fruste mais, nós podemos te ajudar, utilizamos de experiência, tecnologia e estratégias para obter resultados satisfatórios para aumentar a visibilidade de sua empresa na internet.

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